Ziza Pantoja


A artista plástica e artesã autodidata, descendente de indígenas, natural da Região Amazônica. Começou a pintar aos dezesseis, quando foi descoberta pelo jornalista Genildo Mota, do jornal "A Província do Pará" , em 1976.

Desenvolveu as técnicas: abstrato com formas harmônicas e Grafismo indígena, onde se reconhece notável influência de suas raízes.

Nos últimos anos tem criado técnicas inovadoras com materiais recicláveis e esculturas com sucatas.

Inquieta, tem uma vida de intensa atividade. implantou a arte e recreação no Hospital Esperança, na qual distribui sua grande sensibilidade humana no período de 2001 à 2010.

Exerceu a função de Artista Plástica na Fundação Altino Ventura, tendo implantado as artes plásticas onde desenvolveu o projeto "reciclando Atitudes". Coordenou durante sete anos artes plásticas no Clube da Melhor Idade do Hospital São Marcos.

No Teatro da Paz, em Belém do Pará, na década de 80, montou uma mega exposição de obras feitas com materiais recicláveis.

No Recife, entre outros eventos, participou da Semana de Artes visuais do Recife (Shopping Recife), Semana do Meio Ambiente (Hospital São Marcos), Mostra Artística da UNICAP de 2003 à 2006 e nos últimos 11 anos participa do Cer'Art na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, Exposição Individual "Mãos que Transformam o Lixo, Mãos que Preservam o Mundo" no Tribunal Regional Federal, Procuradoria Regional da República - 2007, Celpe maio - 20101.

Em Abril de 2007 teve alguns dos seus desenhos no Congresso de Moebius na Itália e Estados Unidos. Participou do 2º Festival Ecológico, promovido pela ASPAN (Associação Pernambucana de Defesa da Natureza).

Semana Internacional do Meio Ambiente - Hospital Esperança 2010.

Exposição no Tribunal Regional Eleitoral, 2008. Ama a natureza e, através da sua arte contribui para defesa do meio ambiente. Contatos: (81) 3271-1564 / 87863269

www.zizapantoja.com e-mail ziza@zizapantoja.com